terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conversa ao telemóvel - Parte II

(Casa do David no Brasil)

- David! Para quem você está falando rapaz?
-Mãe? O que está fazendo aqui? Não bateu à porta?
-Bati sim meu filho, você é que não ouviu. Para quem estava falando?
-Eu? Para… Um amigo.
-Um amigo?
-Sim, mãe. Um amigo. – A mãe de David desconfiava de tudo, David por sua vez que estava deitado na cama sentia-se mal consigo próprio. Não gostava de mentir e pior quando era à sua mãe.
-David! – O pai de David chega por trás, a conversa tinha o chamado para o quarto.
-Que se passa aqui? – Perguntava.
-Nada pai, é só a mãe que está aqui só a perguntar como tinha dormido.
-É só isso? Pensei ouvir à sua mãe chamar o seu nome.
-Era para eu mandar um beijo para o meu amigo.
-E quem é o seu amigo?
-É o Rúben, Ladislau. Volta para a sala, não seja assim! – A Dona Regina, mãe de David, queria falar com ele a sós. Percebeu que não era “um amigo” mas sim “uma amiga”. Despachou Ladislau e ficou à espera de uma resposta de David. Ela sabia que nem era preciso fazer perguntas, conhecia o seu filho demasiado bem e ele também. Ambos sabiam o que iria acontecer por isso remeteram-se ao silêncio até que David resolveu explicar.
-Mãe, é assim, ela é só isso, uma amiga.
-Ó filho! Porque escondeu isso de nós?
-Porque não sabia se iria contar. Não é nada seguro, é apenas uma relação que eu gostava muito que evoluísse.
-Quem é a moça? Eu conheço?
-Não mãe, você não conhece. Eu conheci ela há um mês, por isso é que não queria contar nada a ninguém. Estamo-nos só conhecendo um ao outro.
-Há um mês meu filho? Não é muito rápido?
-Sim mãe, é. E ela acha isso também, é por isso que acho que não é demasiado rápido.
-Mas explica lá quem é a moça…

David, pegou no telemóvel e mostrou a foto que tinha no ecrã. Na imagem de fundo estava ele e Maria na praia, sentados e David a dar um beijo na cara de Maria.
-Ela é linda, não é mãe?
-É sim David, mas sabe que a beleza não é tudo.
-Pois não. Ela é muito bonita mas quando você conhecer ela vai ver que o ponto forte dela não é a beleza mas sim a personalidade dela.
-Então mas David, conhecer ela? Já está assim tão avançado?
-Não mãe, mas eu nunca a quero perder. Se não resultar pelo menos quero ela como amiga.
-Filho… Isso parece tudo tão bonito mas… Ela não está consigo só pelo dinheiro?
-Não mãe. Ela não é assim e eu sei quando as pessoas são assim.
-Aí sabe?
-A Patrícia era uma delas mãe, queria só estar comigo para ter sucesso. Só para você ver, ela já arranjou outro namorado.
-E você também arranjou uma namorada…
-Mas a minha namorada é uma pessoa que gosta de mim como eu sou, e não pela minha conta bancária. O dela é um jogador de uma equipa de Espanha. Já se mudou para a casa dele e tudo vê só.
-Meu filho, só espero que você tenha razão…
-Eu também espero isso.

(Casa da Matilde, Portugal)

Não tinha falado mais com David e essa espera deixava-me doida. Havia uma razão para ele desligar o telemóvel assim tão depressa e eu queria saber qual era. Estava num frenesim tal que decidi ligar-lhe. Não aguentava mais. Algo tinha acontecido e eu precisava de saber. Quando David atendeu, fiquei contente por ouvir a sua voz. “Oi minha doçura”. Nunca ninguém me tinha chamado tal coisa e isso tinha-me deixado radiante. Diogo tratava-me sempre pelo primeiro nome mas já nem valia a pena fazer comparações entre eles.
-Olá… David. – não fui capaz de dizer nenhum nome de carinho. – O que se passou para me desligares assim há bocado?
“Ah, Maria… Há uma coisa que tenho que contar para você”
-Conta! Estás à espera do quê?
“Bem, tive que contar à minha irmã e à minha mãe…”
-Ah… Só isso?! Pensava que fosse algo mais grave.
“Não está chateada?”
-Não, isso não é razão para estar chateada. Sabes, o Tiago também descobriu.
“Como assim, descobriu?”
-Então, descobriu. Ele começou a forçar e eu não fui capaz de mentir. Já me chega omitir isto para o resto da família. Não lhe podia mentir não achas!
“Sim, concordo plenamente. - David fez uma curta pausa - Precisamos de ter uma conversa séria.”
-O quê?
“Uma conversa. Não pode ser por telemóvel. Se for por telemóvel você nunca mais me fala.”
-David, agora vais ter que me contar. Não podes dizer que é uma conversa grave e depois calares-te!
“É só uma coisa que ficou matutando na minha cabeça. Eu sei que é mentira, que você não é assim mas preciso de ter a certeza absoluta.”
-Hã? Não percebo nada da tua conversa. Diz-me tudo já se não aí é que vou ficar chateada.
Ouvi David a suspirar, sabia que a conversa era mesmo grave. Talvez não quisesse ouvir o que David tinha para dizer mas agora a minha curiosidade falava mais alto.
“Maria… Você… Você… Você alguma vez esteve comigo só pelo dinheiro?”
-Estás parvo!? Ó David, só podes estar a brincar comigo! Como podes pensar nisso! – A conversa de David deixava-me profundamente irritada. Não podia acreditar que ele estava-me a perguntar isto. Foi uma coisa que eu deixei sempre bem assente na nossa relação, eu estava com ele não por causa do dinheiro mas sim por ele, pela pessoa que ele era. – Tu andas-te a beber? Desculpa lá mas eu não tenho paciência para isto! Interesseira?! Adeus David.
“Maria! Não…”
Ainda consegui ouvir isto. Desliguei o telemóvel de seguida, David insistiu. Ligou-me cinco vezes e eu não atendi. Finalmente cedeu e não ligou mais. Toda a conversa fez-me ir abaixo mas algo também me deixava cismada. Agarrei no telemóvel e liguei ao David. Nem deu tempo para dar o segundo toque.
“Desculpa Maria, eu sei que fiz besteira mas me perdoa. Não estava…”
-Cala-te David e responde-me a isto. Queres me só comer?
“O quê?!”
-Sim. Se no dia em que for para a cama contigo, tu vais-te embora no seguinte.
“Maria, você está zoando comigo só pode! Você acha? Eu adoro você! Não ia largar você assim não. Que raio de pergunta é essa?!”
-Era uma pergunta como a tua. Estamos quites. Se a minha te ofendeu, olha a tua.
“Acha que não foi pior do que a sua?!”
-Acho que foram as duas gravíssimas e que ambos não devíamos ter dúvidas sobre isso.
“Eu não tinha. Minha mãe é que me falou disso e eu tive que saber. Você é que tinha dúvidas!”
-Eu não tinha dúvidas nenhumas! O Tiago falou-me disto quando tive a falar com ele mas sabia que não eras assim. Não tinha quaisquer dúvidas!
“Então porque perguntou?”
-Pela mesma razão que tu perguntaste.
Fez silêncio nos telemóveis. A verdade é que durante esse silêncio senti várias coisas. Primeiro uma raiva incrível, comecei a pensar em tudo o que me vinha à cabeça, só asneiras e nomes para David. Depois quando arrefeci, voltei ao meu estado normal e pensei o quanto parva estava a ser. Tiago tinha-me imposto uma questão e eu tinha a certeza que era impossível mas mesmo assim, a vontade racional de saber se era verdade sobrepôs-se à emocional. Tal e qual como David. Perante esta grande confusão sorri, David do outro lado ouvia os meus risos.
“E você ainda se ri com isto tudo?!”
-Pois me riu! Já viste a nossa figura? A tua mãe disse-te isso e tu ficaste a pensar nisso mesmo. Comigo foi o Tiago que disse. Ambos tivemos a necessidade de perguntar embora soubéssemos a verdade e agora estávamos a brigar por uma estupidez. Tens que admitir, é engraçado. – Não ouvi nada da parte de David mas pouco depois um sorriso, percebi que ele tentava colocar o seu lado sério.
“Eu não acho graça nenhuma menina. Você é que é uma tonta!”
-Eu? Uma tonta? Não deves estar a falar para mim, ó tonto.
“Pronto, vá, um casal de tontos é suficiente para você?”
-Sim, um casal de tontos. Concordo. Mas tu és mais tonto que eu.
“Eu não acredito nisso, não.”
-Devias de acreditar David. Queres saber porquê?
“Porquê?”
-Porque uma tonta não tinha muitas saudades tuas.
“Não, vê, você está enganada. Só uma grande tonta tinha saudades minhas!”
-Pois, talvez tenhas razão. Então, quer dizer que não tens saudades minhas?
“Não, eu tenho muitas saudades suas, mas só um tonto não tinha saudades suas”
-Isso já não faz sentido. Porque é que tem que ser ao contrário?
“Porque é a verdade. Porque qualquer pessoa gosta de si e de mim não é bem assim”
-Estás com febre. Só pode. O melhor é ires-te deitar.
“Quer que vá já embora? E depois ainda diz que tem saudades minhas”
-E tenho, muitas! Olha, não queres vir mais cedo? Estou com tantas saudades tuas que até era capaz de pagar um bilhete de avião para ir ter contigo!
“Oi?! Como é? Maria, você andou a ingerir doces à mais. Você está falando comigo?”
-Sim, claro. Para quem mais estaria a falar? Não é o Brad Pitt?
“Brad Pitt?!”
-Aí, não me digas que liguei para a pessoa errada! Desculpa!
“Aí a gracinha da moça. Pois, eu devia era estar a falar a Joana Duarte. Sabe que conheço ela?”
-Olha eu conheço muitas parecidas a ela. Vou ao Intendente e olha, é às carradas.
“O que é isso?”
-Ó David… Olha, pergunta ao Rúben e ele responde-te logo.
“Mau… Você é mesmo má língua!”
-Não gosto que me tentem fazer ciúmes.
“Mas consegui fazer.”
-E porque é que não te vais lixar?
“Eu gosto tanto de ver você assim, chateada. Ah, tenho uma prenda para você!”
-Uma prenda? David… Eu já te disse que…
“Calma. Esta aqui foi baratinha e tenho a certeza que você vai adorar.”
-A prenda que eu queria tu não me dás.
“Qual era a prenda que você queria?”
-Um beijo, uma meiguice, um carinho teu, um abraço. – a minha voz tremia ao dizer aquilo – Preciso de ti aqui.
“Nem sabe o quanto você me faz feliz só de ouvir essas palavras”
-É, sabes, ainda estou em Espírito Natalício. Faz destas coisas.
“Que mazinha. Maria, vou ter que desligar. Vamos fazer um jogo aqui perto…”
-Vais-me trocar por uma bola de futebol, ainda dizes que tens saudades minhas.
“Nunca vou trocar você por uma bola de futebol, só por dizer que da que nada estão aqui me chateando à cabeça”
-Estou a brincar contigo David. Pelo menos sabes que, com a bola a aposta é segura.
“Não seja assim, está bem? Vá, beijo grande. Adoro você”
-Também te adoro, beijo.
Despedir-me de David tornava-se cada vez mais difícil, não queria acreditar que ao final de um mês apenas me sentia assim tão ligada a ele. A vida prega-nos várias partidas, só esperava que no final, esta fosse uma “boa” partida.

7 comentários:

  1. Ameii esta diiscussãO.. Teve piiada.. =D

    QuerO maiis..

    BjnhO

    ResponderEliminar
  2. ahah adorei esta conversa, foi linda e mt fofinha... cada vez melhor cat, quero mais rápido...

    bjs :P

    Clara

    ResponderEliminar
  3. Cat:
    Bem, não sei como descrever o que sinto ao ler este capitulo, eu já estava rendida a tua fic, mas este é completamente inesperado. A conversa ao telefone é fantástica, quando ela começou a rir eu ri que nem uma tola, mesmo...
    Olha Cat só tenho vontade de ler mais e mais...
    Continua
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ahahaha que conversa que aqueles dois tiveram,sim senhor :)

    Que casal,sim senhor!*

    Agora e´ver o reencontro ( tou mortinha para ler) :P
    Beijinhos Cat^^

    ResponderEliminar
  5. hilariante. xD
    adorei, estou ansiosa pelo próximo...

    Bijinhos :D

    ResponderEliminar