quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Diferenças...


Cheguei a casa por volta da meia-noite e meia, toda a casa ainda estava de pé, mesmo que no dia seguinte, fosse dia de trabalho. Matilde e Zeca estavam na sala a ver um filme da TVI e mal cheguei, Matilde levantou-se e veio a meu encontro e Zeca pôs a televisão na pausa (impressionante, hoje em dia até dá para porem as televisões no “pause”).
-Então, como correu?
-Coimbra… - fiz-lhe questão de lhe lembrar do nosso acordo. Ela falava do David, eu falava de Coimbra.
-Maria! Isso não é justo! Sou tua amiga! Não vais contar nada do encontro?
-Hei! Calma aí! Eu quero saber como correu! O betinho vai para  a minha lista negra? – disse Zeca enquanto estalava alguns ossos e fazia um sorriso maléfico. Já sabia que, dali não saía sem contar tudo. Abri um espaço entre eles os dois e passei por eles, para chegar ao sofá do outro lado da sala. Eles sentaram-se no sofá maior, prontos para ouvir.
-Então, nós fomos ao “Mira só” que é um bar brasileiro e foi divertido. O David é uma excelente pessoa mas nós somos muito diferentes. Ele não gosta de pessoas chatas, eu sou uma pessoa chata. Ele é muito religioso, eu não ligo muito à religião. Ele não gosta de extravagância, eu amava ser extravagante. Somos muito diferentes.
-Estou a ver que entre o betinho e ela não vai dar nada Matilde. Quando me pagas o almoço?
-Tu apostas-te um almoço com o Zeca sobre mim e o David? – estava boquiaberta, não queria acreditar, mau demais para ser verdade – Eu não acredito! Vocês até fazem apostas sobre a minha vida pessoal!
-Nada disso Maria, isto é só o Zeca que está a falar demais. Mas… Achas que são essas diferenças que vão ditar o destino?
-O destino?
-Sim, se vocês se apaixonam ou não…
-Ó Meu Deus! Eu até me torno católica se tu deres juízo a esta rapariga! Matilde, não se vai passar nada entre nós, mas o David é uma excelente pessoa, um excelente amigo. É daqueles pessoas que vale a pena conhecer, nem que seja numa conversa de cinco minutos. Ele é puro, simples…
-Vês Maria! Esse teu brilho no olhar… Não tinhas quando falava do Diogo. Quer dizer, tinhas, mas era muito apagado, como se o teu olhar já soubesse que aquilo, aquela relação não ia dar em nada.
-Matilde… Não vamos começar. Agora, passando à parte mais engraçada da noite e também a mais triste. No bar “Mira só” apareceu o Diogo...Com a Patrícia...
-Estás a gozar!
-Não estou…
-Desculpem, agora perdi-me, quem é a Patrícia? – dizia Zeca confuso.
-A ex-namorada do David. – esclarecia Matilde – conta lá isso bem!
-Ele resolveu levar lá ela e começaram aos beijos. Imagina agora a minha reacção…
-Estás bem?
-Óptima agora. O David é excelente amigo sabias? Ele ajudou-me imenso. – Zeca soltou uma risada. Percebi o porquê da risada, Zeca às vez parecia um tarado mas como ele diz, "não passo de um homem" e a maneira como ele disse "Ajudou-me imenso" foi suficiente para gerar risada. Matilde entendeu logo que eu tinha me ido abaixo. – Tirando isso, acho que arranjei emprego.
-Como é?
-Então, agora só volto a ir para a Faculdade no próximo ano, não ia estar parada. Então no bar estava lá um anúncio a dizer que necessitavam de uma empregada, então eu fui pedir informações.
-Espera aí, mas o bar não é brasileiro? Achas que eles vão aceitar uma portuguesa? Era o cúmulo! – gozava Zeca.
-O Sr. Do bar disse que isso não era problema, eu ia trabalhar de tarde onde há mais portugueses do que brasileiros a frequentarem o bar.
-Estou a ver… Duvido muito que te aceitem…
-Eu também, por isso mesmo é que amanhã à tarde eu precisava da vossa ajuda! – Fiz um daqueles sorrisos que dificilmente alguém resiste, já sabiam que eu ia pedir um favor.
-Que foi? – perguntava a Matilde com um certo tom de aborrecimento na voz. Com a resposta percebi que ela não tinha gostado da minha noite.
-Amanhã vamos à procura de emprego para mim! Vá lá! Vocês são uns queridos! De certeza que me vão ajudar!
-Eu amanhã não posso, tenho que ir à biblioteca. Vai com o Zeca.
-Ok… Zeca, vens comigo?
-Acho que sim, a que horas?
-Quando puderes…
-Então eu depois quando tiver despachado, ligo-te. – Zeca levantou-se deu um beijo na testa da Matilde e repetiu em mim o mesmo gesto – agora vou dormir… Estou cheio de sono. Maria, não te esqueças que depois de amanhã temos ensaio.
-Claro Zeca, até amanhã. Dorme bem! – Esperei até Zeca sair da sala para falar com a Matilde. – Agora nós. Que se passa?
-Não gosto da tua atitude com o David.
-Matilde… Eu já disse…
-Importas-te de me ouvir uma vez na vida? Eu sou tua amiga, há anos. Fomos educadas de maneiras diferentes e a verdade é que somos totalmente diferentes uma da outra! Tu não tens nada a ver comigo. Sempre foste muito mais responsável, pensaste sempre no futuro e tens medo dele.  Eu nunca quis saber disso, nem quero saber. O meu sonho é ser livre. Chega a ser parvo mas é o meu sonho. Nós até em ideais somos diferentes! Eu acredito em magia, no Tarot, em tudo isto. Tu achas que é tudo mentira. Eu gostava de ser modelo, tu achas que daqui a uns anos o mundo só terá modelos e jogadores de futebol e será tudo fútil e de casamentos arranjados. Até na música que ouvimos somos diferentes! Eu oiço pop, tecno, house. Tu ouves rock, grandes clássicos antigos, até música clássica tu ouves! Depois temos mais diferenças, tu adoras arte, monumentos, coisas antigas, adoras o passado e reviver o passado para ti é magnífico. Eu não gosto de nada disso, acho secante estar a olhar para uma tela que foi pintada à 200 anos atrás! Mas estas diferenças entre nós não te proíbem de tu seres a minha melhor amiga. São estas diferenças que fazem eu gostar tanto de ti, de eu achar que tu és uma das mulheres da minha vida! Agora, recusares o David pelas vossas diferenças… Isso acaba por te fazer uma pessoa fútil e ignorante.
-Matilde… Eu entendo o que estás a dizer, mas como tu própria disseste, eu sou tua amiga. Não tua namorada. As nossas diferenças fazem com que nós sejamos melhores amigas, mas não namoradas. Entre mim e o David não se vai passar nada. Talvez fiquemos muito amigos mas nada mais…
-Maria, não sabes que o amor é evolução de uma grande amizade?







5 comentários:

  1. Adoro, adoro!
    Não podia concordar mais com a última frase e espero bem que a Maria e o David lhe façam justiça :P
    Fico anciosa pelo próximo, adoro a maneira como escreves.
    Beijinhos ^^

    ResponderEliminar
  2. Amei!
    Lindo!
    Maravilhoso!
    E sim Gosto MUITO da tua fic, mas tbm gosto muito de ti ó menina... :D

    Bijão MINHA catarina sofia!
    (Maria & David *.* )

    ResponderEliminar
  3. Adorei :D

    Quero mais...

    ah e grande frase "Maria, não sabes que o amor é evolução de uma grande amizade?"

    continua

    bjs

    ResponderEliminar
  4. QuerO maiis..
    AdOreii O capiitulO tOdO, mas ameii a ultiima frase!! =DD

    COntiinua...

    BjnhOo

    ResponderEliminar
  5. A Matilde bem tenta mas está dificil (a)

    Continua Cat =D
    Beijinhos**

    ResponderEliminar