sexta-feira, 17 de junho de 2011

Parabéns! - Parte II


(como eu ri quando vi esta imagem ahah)

-Tens que me contar porque tomas-te aquela decisão repentina! – Rúben tentava repreender-me, eu sabia que tinha de contar-lhe todos os meus motivos e razões.
-Rúben… Eu estou bêbeda, exausta e quase a viver um pesadelo. Não queiras que eu te conte isto agora.
-Não. Quero que me contes isto agora! Já chega de mentiras. Bolas! O David andava que nem um perdido! Não sabes como o deixaste!
-E eu!? Achas que foi fácil? Eu tomei a decisão, eu não sofri só por mim como também por ele! Ou achas que eu nunca o amei? Ou que ainda não amo!? Diz-me!! Achas que ele foi o único a sentir alguma coisa naquela relação?!
-Não, não acho isso. E baixa o tom de voz, ninguém precisa de saber do que estamos a falar. – Olhei em redor para ver se ninguém estava a olhar. Rúben tinha razão, ninguém precisava de saber do que estávamos a falar.
-Eu segui o meu sonho Rúben, ninguém me pode acusar de nada. O David também lutou pelo seu sonho, porque não podia lutar pelo meu?
-Ninguém está a dizer…
-Shiúú. Ninguém está a dizer mas todos estão a pensar. Desde pequena ouvia a minha mãe a contar todos os cêntimos que havia, a contar-me que não podíamos ter férias porque não havia dinheiro. O meu natal era feito com a família e apenas com uma prenda para cada um e já achávamos uma grande sorte. Tínhamos o privilégio de ter uma prenda. Num Natal, fiquei responsável pela prenda do meu pai. A única coisa que lhe dei foi um beijo e um recado – fiz uma pequena pausa e respirei fundo - “Daqui a uns anos vou ter dinheiro para te comprar uma prenda a sério”. O que eu mais queria era dar essa prenda ao meu pai e nem sabes o quanto radiante fiquei quando há dois anos a trás pude fazer a restauração do apartamento dos meus pais e mudar-lhes tudo. Eles mereciam aquilo, mais do que ninguém. Tu deves saber disso, a tua história não é diferente da minha. A verdade é que se pudesse voltar atrás mudava tanta coisa. Acho que já não tinha coragem para rescindir da única coisa que estava segura na minha vida, o David. Mas fiz e sabes uma coisa? Não me arrependo. Aprendi tantas coisas neste trajecto. As pessoas deste mundo onde vivemos podem ser falsas e dissimuladas. Tive que aprender a comportar-me como elas para ganhar o meu espaço mas sem nunca perder a verdadeira Maria. A Maria que gosta de festas, que gosta de se divertir, que ama os amigos e a família e essencialmente, que ama o David. Ele está feliz agora, tem namorada e tudo parece estar encaminhado. Espero que corra tudo bem com ele, que seja muito feliz e eu sei que vai ser. Vai ter uns cinco filhos e ajudar outros mais aos quais ele não se vai importar de chamar de “filho”. É isso que faz dele uma pessoa tão especial, a sua humildade.
         Rúben permaneceu em silêncio a ouvir-me, acho que ainda era uma bêbeda responsável ou então daquelas pessoas que até fala da economia Finlandesa enquanto está bêbeda.
-Vais comer a última bifana?
-Não, não vou.
-Óptimo. Estou com uma fome. – Rúben preparava-se para agarrar nos molhos.
-Ouve lá, isso não te deixava enjoado?
-Quando se está comer, deixa tudo menos enjoado.

**

Fiquei a dormir na casa do Rúben e da Matilde. Sabia que não estava em condições de conduzir, muito menos de aparecer em casa dos meus pais alcoolicamente alegre. Já tinha vinte e nove anos, idade para ter juízo.


**

“Continuas achar que a Maria mudou? Está quentinha e a comer bifanas cheias de molhos. Para muitas mulheres seria o drama da vida delas… Ela diz que vai correr amanhã para queimar.”

Rúben, enquanto Maria explicava porque tinha ido embora, mandava a foto de Maria a comer a bifana cheia de molhos.

“Sabe qual o maior defeito dessa mulher? Ser linda…”

**

-Maria… Maria… - Matilde tentava acordar-me com leves abanões mas eu queria dormir, a ressaca pesa.
-Achas que isso vai resultar? Queres ver como ela vai acordar? – Ouvi os passos de Rúben mas pouco me importei, aconcheguei-me outra vez na colcha para dormir mais um pouco. – Acorda labrega! Acorda!! – Gritava Rúben, ao mesmo tempo que batia com duas panelas, uma na outra.
-Aí Rúben! Pára! Estás a gozar!!
-Filmaste?!
-E se não filmei amor! Está aqui! Lindo!
-Eu não acredito que vocês filmaram isso! – Tentei que levantar-me mas doía-me as costas e sentia a cabeça muito pesada. – Aí a minha cabeça… Que horror.
-Qualquer dia, quando precisar de um favor teu, eu juro que utilizo este vídeo!
-Até parece que necessitas do vídeo, Matilde!
-Não, mas assim sinto-me mais confiante. Que horas são? Eu preciso de ir trabalhar…
-São, dez e um quarto.
-O quê?! Eu entrei à quinze minutos! Aí meu Deus! – Levantei-me rapidamente mas que num dia normal seria a um ritmo lento até. – Eu não acredito que vou trabalhar a cheirar a álcool! Eu vou ter que tomar banho. – Olhei para trás, Rúben e Matilde olhavam para mim. Fiz um beicinho e juntei as mãos como se fosse rezar. – Por favor, deixam-me tomar um banhinho? – dizia enquanto fazia olhinhos e voz de bebé. É claro que não resistiram. Matilde até me emprestou roupa. Quando finalmente sai da casa de Matilde eram dez horas e cinquenta minutos. Fiquei impressionada com a minha rapidez. A casa de Matilde, era próxima do centro de estágio mas um pouco longe do estádio. Um pouco… Bem, tinha que dar a volta a quase toda a Lisboa. Cheguei ao estádio perto das onze e quarenta e cinco, mesmo às onze horas o transito em Lisboa era terrível.
-Bom dia… Desculpa esqueci-me do teu nome, podes-me dizer outra vez?
-Joana. Joana Maurício.
-Peço imensa desculpa. Eu aqui não devia de ter um assistente?
-Eu sou a assistente.
-Pensava que eras a recepcionista. – Talvez a ressaca tivesse-me afectar ainda mais do que esperava.
-Faço um pouco dos dois.
-Ah… Multi-funções. – Joana olhou para mim, com cara de quem não gostou da brincadeira nem um bocadinho. Podia estar com a ressaca mas uma coisa era certa, estava alegre. – Desculpa.
-Estão à tua espera.
-Mais uma reunião? Aqui vocês não param?
-É sobre…
-Deixa-me adivinhar! David Luiz!
-Não… É sobre o Hugo Sobreiro.
-Hugo quem? – Definitivamente, não estava bem. Na última noite devia de ter lido os relatórios sobre os jogadores que o Benfica estava interessado.
-Sobreiro, Sra. Maria.
-Joana... Posso-te chamar Joana? – Ela confirmou – Chama-me de Maria. És mais velha que eu pá! Onde é a sala?
-A mesma da outra vez.
-Claro… - Fiz uma breve pausa e fiquei no meu sitio. Joana olhava para mim. Tentei fazer com que ela percebesse que eu me tinha esquecido da sala. Finalmente ela bufou, entendi que ia dizer onde era a sala.
-É a terceira à esquerda.
-Obrigada, és uma querida. Vai-me buscar dois cappucinos, está bem?
-Dois?
-Sim. Um para mim e outro para ti, ou vais ficar a olhar para o meu? Vai, despacha-te!
Corri um pouco para a sala, lá encontrei as mesmas pessoas da outra vez.
-Bom dia, peço imensa desculpa pelo atraso mas o filho do meu irmão sentiu-se doente e eu tive que o levar ao Hospital. – Que Deus me perdoe e que eles acreditem nesta mentira.
-Bom dia, Maria. Não se preocupe, veja lá se não quer voltar para perto do seu sobrinho.
-Quem? – Tinha-me esquecido totalmente que o futuro filho do meu irmão era meu sobrinho. – Ah, o José. Peço imensa desculpa, eu hoje irei trabalhar a 50%. O José, o meu sobrinho, passou a noite a vomitar e ainda por cima eu estava encarregado dele. Ao que parece mais dois miúdos da escolinha dele também estiveram assim, bem… Sanidade das escolas em Portugal, nas últimas não é? Tal e qual como o nosso estado mas passando a negócios… Bom dia, deves ser o Rúben Sobreiro.
-Hugo.
-Hugo Sobreiro... Volto a pedir imensas desculpas. – Que inferno de dia, hoje nada me ia correr bem, definitivamente. O Sr. Henrique, o director desportivo, entregou-me um relatório onde dizia as informações. Sentei-me na minha cadeira, Joana chegou com o meu cappucino, abri o relatório e saltou-me à vista o preço pelo jogador. Eu, que já estava a beber o cappucino, senti o liquido até a sair pelo nariz. – Pósha pá! Deves ser o próximo Cristiano Ronaldo! Treze Milhões de Euros!? De onde é que tu vens? – Jorge Mendes, o empresário do rapaz que também era o de David tentava não se rir com uma mão a tapar a boca.
-Sra. Maria – disse o presidente. Devia vir desculpa. – O Hugo é um jovem promissor.
-Um jovem?! Tem vinte e cinco anos! Mais quatro e está como eu!
-Por favor, Maria, se não entende de futebol…
-Posso não entender de futebol mas entendo de finanças e segundo as minhas contas não há dinheiro para pagar este jogador sem vender o nosso melhor! – Nesta altura, o melhor jogador era o defesa central Roderick Miranda. Entendi rapidamente o plano. – Não! Não, não e não! Não se vai vender o Roderick, nem se vai comprar este rapaz! Peço imensa desculpa mas este negócio não vai para a frente. Boa sorte no teu futuro mas nem pensar! De onde vens? – O rapaz meio intimidado respondeu tão baixo que nem pude ouvir. – Onde?
-Sporting.
-Ah! Era o que mais faltava dar treze milhões aos lagartos por este aqui! Nem pensar! Jamais! Nem que fosse o Figo 2! – Levantei-me com a minha caneca da cappucino e preparava-me para sair da sala. – Meus senhores… - Lembrei-me de subíto do Rúben. – Para além disso, o Rúben Amorim é o capitão desta equipa e será na próxima época. Joana, prepara os papéis de renovação.
-Mas quem é que a menina pensa que é!?
-Maria Duarte, prazer. – respondi ao presidente visivelmente irritado.
-A menina não me desafie!
-Oiça – agora irritada estava eu. – Eu vim de Cleveland, um dos melhores clubes da NBA para o Benfica. Fiz um contrato de cinco anos. Se quiser pode-me despedir neste preciso momento mas para isso terá de pagar-me cinco milhões de euros. Decida-se. Se eu não quero contratar este jogador não o vamos contratar. O Benfica tem possibilidades de ser uma óptima equipa de futebol mas não pode vender os melhores jogadores. Era tudo, uma óptima tarde.
-Eu gosto dela. Tem raça, nota-se que é Benfiquista! – dizia o Sr. Augusto.
-Olha eu cá acho que cometemos um grande erro em contrata-la. – completava o presidente.
-A rapariga tem dupla personalidade? – Jorge incrédulo com o que se tinha passado, parecia perdido mas não tanto como eu estava naquele momento.

**
-Estou morta. Acabei de gritar com o presidente do Benfica.
“Estás a brincar? Fizeste o quê? Ó Rúben, vem cá ouvir esta!”
-
Não estou nada a brincar. Achas que eu brinco com isto?
“Que se passa? – ouvia o Rúben a dizer. – A Maria gritou com o presidente vê lá! Mas, porque gritaste com ele?”
-Eles queriam comprar um Hugo Sobreiro de vinte e cinco anos do Sporting! Por treze milhões! Eu passei-me! E ainda disse que íamos renovar com o Rúben Amorim! A ver se não!
“Epá, o Hugo Sobreiro? Esse gajo é tão fraquinho. Treze milhões? Só te digo uma coisa «Avé Maria!».
-
Amén! Bem, mas ficou tudo resolvido. A ver se não me chateiam mais com o Hugo… Hey! Não olhas para a frente!? Vê lá se não queres levar-me à frente.. - Tinham-me acabado de "atropelar" no meio dos corredores da SAD. O mundo estava perdido, todos concentrados na sua vidinha que já nem olhavam para a frente - Opá… Está complicado isto hoje…
- “Maria? Maria? Maria, estás bem?!”

  
Deixo-vos uma música incrível dos Radiohead, umas das melhores bandas do mundo. Beijinhos e espero que tenham gostado. Lá para amanhã ou depois edito a parte 3. Obrigada por todos os comentários!

8 comentários:

  1. Muito fixe sepero por mais!!! ainda hoje se for possivel!!!

    ResponderEliminar
  2. brutal...

    quero mais...

    continua...

    ResponderEliminar
  3. o qe me ri com o capitulo, tá demais! O presidente realmente precisava de alguém qe lhe desse assim uns berrinhos, com essas transferências ahahah
    Quero o próximo! Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Bem já à algum tempo que não comento os teu capítulos :S Mas o tempo é pouco.
    Quanto ao capítulo está lindo!
    Adorei principalmente a parte com o presidente, era uma das coisas que ele precisava neste momento, uma Maria assim a trabalhar na SAD. Gostei muito do capítulo assim como dos outros todos.
    Agora quero mais, sim?

    Beijinhos Inês**

    ResponderEliminar
  5. Ai rapariga!
    Que capítulo espectacular!
    Adorei mesmo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ahahah, vai uma bifana?
    Muito bom.
    Este presidente, enfim!!

    Beijão minha feia <3

    ResponderEliminar
  7. Adoro Radiohead! :)
    Será o David novamente? :b

    ResponderEliminar
  8. ahahahaha ADOREI! xD
    ri-me tantoooo!
    btw, aposto que foi o David que chocou com ela :b
    ahh, e adorei a imagem xDD
    beijinho*

    ResponderEliminar