sábado, 15 de outubro de 2011

Parte I - Consciência/Inconsciência

Sabia onde estava. Sabia que tinha sido impulsivo mas ele tinha alinhado. Carícias, beijos e ternuras… tantas que foram trocadas numa só noite. Não sei se foram saudades mas acredito que tenha sido o nosso amor.

“Vou-te amar para sempre Maria”


-Maria! Finalmente! Onde andavas? Liguei-te todo o dia! O Rúben já estava a pensar ligar à policia!
-Onde é que ele está?
-O Rúben?
-Sim! Quem haveria de ser!? Onde é que ele está?! Eu preciso de falar com ele!
-Calma Maria. Porque estás assim?
-Ela está grávida, Matilde! Grávida!
-Quem?
-A namorada do David! Ele contou-me!
-Mas afinal o que se passou?
Sabia que tinha de contar-lhe tudo. Matilde era a minha melhor amiga e sabia quando estava a mentir ou a dizer a verdade. Não valia a pena resistir. Contei-lhe o que tinha se passado. Do café com David, da confrontação e da saída infeliz dos meus problemas na casa do Pedro.
-És uma estúpida! Ela não está grávida! Ela nem está em Portugal neste momento. Achas que o David é assim tão burro? Nem parece teu! E dormiste com quem?! Maria… O que se passa contigo? Eu já nem te conheço! Agora sais sempre pela porta mais rápida. Desistes facilmente!
-Desculpa… Mas desde que o David…
-“Desde que o David e eu terminamos a nossa relação, nada tem sido o mesmo”, blábláblá. Quantas vezes é que eu já não ouvi isso? Maria, ele só te está a fazer sofrer um pouco. Tu não sabes como é que ele ficou. Devastado é insuficiente para descrever o seu estado.
-Ele esqueceu-me, seguiu em frente. Não posso fazer nada!
Matilde andava descontrolada pela sala, quando mais se enervava mais alto gritava. Eu tentava defender-me da sua euforia.
-Ele nunca te esqueceu! Ele tem passado os últimos dias a falar com o Rúben sobre ti. A Maria para ali, a Maria para o outro lado, a Maria para acolá. E tu, que tens feito? Ah, claro, dormiste com outro gajo, consumiste drogas e bebeste álcool que se farta! Já não tens dezoito anos, essa idade de loucura e actos radicalistas e idiotas.. Já não sei o que te dizer!
Ao ouvir as palavras de Matilde, a angústia em mim crescia. Ela tinha razão, eu já não tinha dezoito anos. Eu tinha um emprego para manter, uma casa para cuidar, um carro e amigos para agradecer a paciência que tinham tido nos últimos tempos. Abracei-me a Matilde, que ainda andava de um lado para o outro.
-Obrigada por tudo! Por nunca me abandonares, por me teres aturado, pelo apoio ao longo dos anos, por tudo Matilde!
Ela permaneceu-se em silêncio, enquanto me agarrava. Não consegui conter as lágrimas que me escorriam pela face. No meio de tanto drama sobre David e tentativas de fuga falhadas, esqueci-me que o meu tesouro, a minha maior fuga estava sempre presente. Matilde estava sempre pronta para me ajudar.
-Eu só não quero que te percas. Não agora. Maria… Eu vou casar com o Rúben e… Eu queria que fosses a minha madrinha de casamento. Aceitas?
-É claro que aceito, Matilde! É uma honra para mim! Nem sabes o quanto estou feliz!
O resto da tarde foi feito de risos e histórias que ainda tinham ficado para contar do tempo em que eu não estive em Portugal ou até das histórias que vivemos juntos, muitas delas com David ainda presente. Agora, já não éramos um grupo de quatro. Quando cheguei a casa tinha várias chamadas no telefone, entre elas estava David.
“Mensagem de 915673920 às três horas e quinze minutos. Maria? Por onde anda você? Estou preocupado. Ouve, eu… Eu não queria dizer aquilo. A verdade é que você me deixa louco, não sei o que fazer mais. Por favor, me liga quando chegar a casa, vai? Beijo… Eu… Deixa isso prá lá”
Ouvi a mensagem mais algumas vezes, tentava entender as últimas palavras mas… Era demasiado confuso para mim. Olhei para aquela casa enorme, linda, magnífica mas vazia. Tal como o meu coração, que era saudável, que tinha muito para dar mas estava vazio. Sentei-me no sofá e liguei a televisão. Para variar, ela colaborou e nada de jeito estava a dar. No entanto, aquelas últimas palavras rompiam no meu pensamento. Resolvi ligar à única pessoa que me podia ajudar naquele momento.
-Matilde, desculpa ligar..
-Está tudo bem?
-Tudo óptimo mas precisava de falar contigo.
-Deixa-me adivinhar… Sobre o David.
-Bingo! Ele ontem ligou-me.
-Não me digas? Coisa que ele não fez ao Rúben a cada cinco minutos que passava. Primeiro o Rúben contou-lhe e ele disse que não se importava, depois começou a perguntar se já sabia alguma coisa de ti, a seguir veio a partir mais crítica, a mais “raivosa” onde ele quase que te chamava nomes mas logo depois, a parte dos lamentos e a seguir a de desespero.
-Deixaste-me mais perdida do que aquilo que já estava. Eu só queria desabafar um pouco…
-Ah, pois… Mas uma informação extra não faz mal a ninguém, pois não? Já te contei que aquela rapariga com quem ele, pronto, tu sabes… Ela não está em Portugal. E a casa dele é a mesma.
-Porque me estás a dizer isso?
-“Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar” e tu não queres voltar a cometer os mesmo erros.
Matilde tinha razão, mais valia um pássaro na mão do que dois a voar e todos os erros que já tinha cometido, e os alertas que tinha recebido fizeram-me perceber que amava David, que nunca tinha-o esquecido. Todas os erros, todas as relações puramente sexuais tinham sido por desespero. Nenhum homem antes me satisfazia sem ser sexualmente. Não me sentia bem com nenhum deles como me sentia com David. A diferença entre uma sexo e amor é que no amor, sentimos muitos mais sentimentos do que no sexo. No sexo temos os preliminares, as carícias, o orgasmo, a excitação mas não passa disso mesmo. Com David sentia tudo à flor da pele e era maravilhoso.
            Sem querer, acabei por desligar a chamada a Matilde. Só me apercebi quando recebi uma chamada da mesma.
            “Vai atrás do verdadeiro amor…”

6 comentários:

  1. Amei!
    Já estava à espera disto há tanto tempo!
    Para quando o próximo?
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que saudades destes capitulos!
    'Tá lindissimo :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Já tinha saudades, adorei

    ResponderEliminar
  4. Ai que saudades que tinha desta fic, que quase julguei acabada a meio!!
    Graças a deus que a Maria abriu a pestana, agora tem mais é que correr atrás do David.
    Não nos deixes tanto tempo sem um capitulo teu, catarina maria.
    Beijão, A TUA HISTORIA É LINDAAAAAA!!

    ResponderEliminar
  5. Que saudaaades que eu tinha destes teus capítulos que me deixam de queixo caído!
    Um "amei" acho que não é mais suficiente para descrever o que li...
    Por isso só te posso pedir mais e mais, por favor! ^^
    Beijinhos querida*

    ResponderEliminar
  6. Quero mais!!!!
    Publica rápido ;)
    Beijo

    ResponderEliminar